sábado, 5 de fevereiro de 2011

Sabedoria Pra Viver

*palavras compartilhadas na reunião do dia 5 de fevereiro de 2011.

Salomão era filho de Davi, o rei de Israel (aquele que lutou contra Golias). Após a morte do seu pai foi Salomão quem o sucedeu no trono. A Bíblia conta que Deus apareceu a Salomão e lhe deu direito a um pedido.

“Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que Eu te dê” 2ª Crônicas 1.7

Deus deu liberdade a Salomão pedir o que quisesse, sem nem mesmo restringi-lo de algo. E o que Salomão pediu??

10 – “Dá-me, pois, agora, SABEDORIA e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo?                                     
11 - Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei,                                                                                     
12 - Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá”.

Salomão pediu sabedoria. Dizem alguns estudiosos que ele ainda era jovem quando realizou esse pedido (tinha por volta de seus 20 anos de idade). Vamos fazer uma comparação dessa passagem com os nossos dias atuais, Salomão poderia ter pedido 1. Muito dinheiro; 2. Mulher; 3. Fama. Certamente era o que muitos de nós pediria em seu lugar, estou errado? Seja sincero, o que você pediria no lugar de Salomão?! Tenho certeza de que, se estivéssemos em seu lugar, dificilmente iríamos lembrar de pedir sabedoria.

Quero falar um pouco sobre sabedoria com você. Primeiro, quero te perguntar algo, você acha que os adolescentes de hoje são sábios??? A grande verdade é que, infelizmente, a grande maioria dos jovens de hoje são totalmente inconsequentes.  É só observar ao nosso redor: 20% das crianças que nascem no Brasil são filhas de adolescentes de 13 a 18 anos, a população carcerária nunca esteve tão cheia de adolescentes como hoje, é cada vez maior o número de casos de depressão e suicídio envolvendo jovens. É por essas e outras que a sabedoria é algo tão importante para as nossas vidas, pois ela nos ensina a temer ao Senhor e a fugir do que é mal.

Existem várias áreas/situações que você precisa de sabedoria na sua vida, quero falar de 3 delas:

•    Sabedoria para se relacionar
•    Sabedoria para amar as coisas certas
•    Sabedoria para tomar escolhas


•    SABEDORIA PARA SE RELACIONAR
Você tem tido sabedoria para escolher as suas amizades? Se não tem, está na hora de começar. As pessoas que estão ao nosso lado exercem grande influência sobre nós, veja alguns versículos que testificam o que estou dizendo:
 Provérbios 13.20: “O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído”. (Nós nos tornamos parecidos com quem a gente anda)
1 Coríntios 15.33: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”. Você pode ter nascido na igreja, ter muito conhecimento sobre a Bíblia e etc. mas se você se envolver com uma amizade errada ela tem grandes chances de te fazer andar pra trás, fazendo-o praticar novamente os pecados que uma vez você abandonou.
Salmo 1.1: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”.
Êxodo 23.1: “Não siga a maioria quando ela faz o que é errado” Quem quer ter uma vida com Deus tem que estar acostumado a ser da minoria ou “do contra” como costumam dizer.
Seus amigos de certa forma definem quem você é. Como diz o ditado: “Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”. Quem são seus amigos? Será que eles estão tendo uma boa ou uma má influência sobre você?  Sabedoria na hora de escolher suas amizades é fundamental.

•    SABEDORIA PARA AMAR AS COISAS CERTAS
Qual tem sido maior, seu amor por Jesus ou seu amor pelas coisas desse mundo? O que você tem “amado”?
Em 1ª João 2. 15 ao 16 fala: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo”.

Existem jovens cristãos perdendo o seu tempo com paixões passageiras. Quando nós amamos as coisas que existem nesse mundo, nós além de estarmos muitas das vezes pecando, estamos perdendo um tempo precioso da nossa vida. As “coisas deste mundo” que a Bíblia se refere são as seguintes: 1 - concupiscência da carne, 2 - concupiscência dos olhos e 3 soberba da vida. Veja o que significa cada uma delas:

Concupiscência da carne: refere-se a qualquer desejo que incita alguém a alimentar a natureza sensual da carne (imoralidade, embriaguez, etc.).
Concupiscência dos olhos: diz respeito àquelas tentações que apelam para os desejos ambiciosos dos homens de obter e possuir (roubo, avareza, etc.).
Soberba da vida: Refere-se a todas as tentações que apelam para o orgulho pessoal do homem e seu desejo por aplauso ou grandeza.

Tenha sabedoria no que você vai escolher amar. Como diz a Bíblia, nosso coração é enganoso e quando optamos por amar as coisas deste mundo, as consequências dessas decisões nunca são boas.

•    SABEDORIA PARA TOMAR ESCOLHAS

A adolescência é uma época de fazer muitas escolhas. Afinal é uma preparação para a vida adulta. Algumas importantes decisões são tomadas nessa fase, como: qual profissão seguir, qual fé escolher e que tipo de caráter ter.
Todos os dias nós tomamos muitas escolhas. Optamos se vamos estudar ou não, escolhemos qual programa vamos assistir na televisão, decidimos se vamos orar e ler a Bíblia ou se vamos deixar pra outro dia, escolhemos se vamos beber com os amigos ou dizer não e lutar para viver uma vida santa.

Muitas dessas escolhas diárias podem interferir drasticamente no nosso relacionamento com Deus. Escolhas mal tomadas nos levam a desviar do caminho de Cristo, logo, nos afastar da Sua presença. Elas, dependendo da situação, podem estragar toda nossa  história, pois nossas atitudes sempre tem uma consequência (e ela pode ser tanto boa como péssima). Como diz a Bíblia “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. – Gálatas 6.7

Que nós tenhamos, a cada dia, sabedoria para tomar escolhas certas, para nos relacionar com pessoas que vão nos ajudar a crescer e para amar Aquele que de fato merece ser amado, Jesus Cristo o seu, e o meu, Mestre.
O conhecimento, ou o saber, se aprende com os mestres (professores). A sabedoria, se aprende com O MESTRE.

Em Cristo,
Marcelo.

0 comentários:

Postar um comentário